quarta-feira, março 05, 2008

Teatro Lambe-lambe



O Teatro Lambe-lambe surge no Brasil na década de 80 com duas bonequeiras, a cearense  Ismine Lima e a bahiana Denise di Santos, que se inspiraram nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe.


É uma linguagem dentro do teatro de formas animadas que ocupa um pequeno espaço cênico mínimo, formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentado espetáculos teatrais de curtíssima duração através da manipulação de formas animadas.

Trata-se de uma caixa-teatro individual, de estrutura técnica em miniatura e independente, configurada para atender um espectador por vez.

Por um dos lados o manipulador encena o espetáculo e pelo outro o espectador assiste através de uma pequena abertura.

Totalmente isolada de luz e sons externos, tanto o manipulador quanto o espectador possuem a cabeça coberta por um pano e os ouvidos protegidos por fones auriculares que transmitem a sonoplastia do espetáculo.

No interior da caixa acontecem espetáculos geralmente sem palavra articulada, predominando as ações dos bonecos e a trilha musical.



 "È uma pequena ilha de emoções particulares. O espectador é envolvido por uma atmosfera particular, diante de uma imagem única. Só ele ouve, vê e se emociona." Grupo Caixa de Imagens

6 comentários:

  1. COMPANHEIROS,
    Fico muito feliz e gratificada por ver tantos "Escolhidos" brincando com a Caixa do Lambe-Lambe ajudando a desconstruir e a reconstruir o fazer teatral de forma tão íntima e pessoal.Cada pessoa que visita a sala de espetáculo do lambe-lambe pode se sentir realmente homenageada porque está assistindo um espetáculo só pra ELA.
    PARabéns
    Denise di Santos

    ResponderExcluir
  2. Denise di Santos e Ismine Lima me fizeram descobrir esta Caixa Lambe-lambe, que estou pegando gosto, juntamente com Osório Garcia um grande Ilustrador de Minas Gerais, iremos mostrar esta grande Arte.
    bonecoshermes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estou escrevendo uma tese sobre o teatro Lambe-Lambe e precisava de algumas informações. Na realidade, eu precisava escrever sobre uma peça e dentro dessa peça escolher um aspecto para relacionar com o estilo teatral. Vocês poderiam me ajudar?
    Grata,
    Isabela.

    ResponderExcluir
  4. Olá Isabela,

    penso que podemos ajudá-la sim...
    De onde vc é? como pretende conseguir as informações?
    enfim... se quiseres entrar em contato conosco, adorariamos ajudá-la...
    47 3344 2664 - 9624 6790

    ResponderExcluir
  5. Olá, artistas. Muito prazer...

    Quando ocorrerá a 2a. Mostra de Teatro Lambe Lambe? Como fico "ligado" nas notícias sobre esse tema?

    abração

    Edmundo Cezar
    eunoparana2013@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmundo, você mora no Paraná? O site da Cia Andante e no Facebook, sempre estão postando oficinas e apresentações...
      Você tb poderá me encontrar no face, Hermes Perdigão (BH)

      Excluir