quarta-feira, dezembro 05, 2012


Retrospectiva 2012...

antes que o mundo acabe , registraremos  os melhores momentos vividos pelo grupo


Começamos com Oficina "Palhaço Bebê-  O clown através da máscara" 

A oficina de palhaço com  SUE MORRISON foi , é, e está sendo um divisor de águas em nossas vidas artísticas!!!!!!!!!!!!!!!!
Neste ano, em outubro, tivemos a maravilhosa oportunidade de participar de uma oficina com esta Mestra da palhaçaria, e já sentimos a reverberação desse aprendizado. 


A Cia andante esteve no Rio de Janeiro participando da Oficina  " Palhaço Bebê - O Clown através da Máscara" , com a canadense Sue Morrison.

Os integrantes, Jô Fornari e Laércio Amaral,  que se dedicam aos estudos dessa linguagem, passaram 02 semanas em imersão na oficina que teve carga horária aproximada de 45 horas.


Conheça um pouco do trabalho de Sue Morrison



Sue Morrison, Diretora Artística do Theatre Resource Centre em Toronto.
Sue, é conhecida mundialmente por seu método de trabalho “O Clown Através da Máscara”, que mescla a tradição do clown sagrado das tribos indígenas norte-americanas com a do clown europeu.

“O homem deve ser ver em várias direções para se encontrar com o ridículo da beleza humana e com a beleza desse ridículo”.

O grande diferencial do trabalho de Sue Morrison é reverter, recriar e reler aspectos míticos de procedimentos de cura utilizados por xamãs de tribos norte-americanas, aplicando-os na criação de uma estética processual de descoberta de um clown pessoal.

“Necessitamos construir um palhaço que fale aos nossos dias, não só uma coleção de gags, mas um arquétipo que revele a essência do performer".



Imagens de construções e experimentos no decorrer da oficina 


Inocência e experiência 

Jô improvisando 

Laércio em Improvisos 

A Cia andante contou  com o apoio do Programa de Intercambio  e Difusão Cultural do MINC (Ministério da Cultura) , através do edital de intercambio que patrocinou  custos de deslocamento do grupo.






Em breve faremos um workshop aberto, com relatos sobre a oficina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário