sexta-feira, outubro 17, 2014

Diário de bordo...FILHOS DO VENTO... 22.09

SÃO BORJA


Chegando em São Borja já observamos a diferença na movimentação da cidade, na arquitetura. Uma cidade maior e bem mais antiga. E com muita história.

 


 Uma placa à entrada já identifica a “cidade primeira dos 7 povos das missões e a cidade dos presidentes (Getúlio Vargas, João Goulart, Ibsen Pinheiro – que assumiu interinamente a presidência em alguns momentos)”. Inclusive os restos mortais de Leonel Brizola estão ali, junto de sua esposa Neusa, nascida na cidade. Muita história.
Chegando à praça, Marlize, da Secretaria de Turismo já nos aborda, reconhecendo os Filhos do Vento plotado no nosso “vardo”. 


Marlize  com seu filho
É toda sorrisos e simpatia, fica feliz por termos escolhido sua cidade para nosso roteiro. Em seguida, nossa rotina: hotel, almoço, rápida “siesta”, deslocamento para a praça, escolha do melhor local, montagem.

Como todas as cidades pelas quais temos passado, a praça desta também é grande, organizada, arborizada. As pessoas circulam e já alguns são atraídos pela curiosidade do inusitado. Já vamos divulgando o que acontecerá mais à frente. É teatro, mas um teatro diferente...
Quando iniciamos a chamada e as funções há um pequeno público que vai se avolumando à medida que vão acontecendo as apresentações. Constatamos mais uma vez a atração que a curiosidade sobre as caixinhas exerce sobre os passantes, sobre o público espontâneo das ruas.






Não previmos adequadamente a descida do sol, e mesmo parcialmente protegidos pelas árvores, a inclinação de descida do astro-rei nos presenteou com uma boa aquecida. Foi uma função suada!

Cidade maior, mídia bem atuante. Fotógrafos vários, equipe de jornalismo da universidade local, assessoria de imprensa da prefeitura. Brincamos com a quantidade de “paparazzi“ nos “incomodando”...


Foi mais um ótimo dia de apresentações. Mas, à noite, comentamos que já sentimos o cansaço da maratona. Fomos jantar às margens do Rio Uruguai com a Alessandra (da Secretaria de Turismo) e o Élcio. Após, fizemos um breve passeio atravessando a ponte que faz a ligação Brasil-Argentina. Retornamos ao hotel satisfeitos por mais um dia venturoso.

Abaixo segue algumas imagens do belo registro da imprensa local, FlashSB.

Técnica de cultura do SESC , nos prestigiando

Esta senhora veio de um povoado distante 20 km, apenas para ver o teatro



Com  a equipe da Secretaria da cultura,  que nos recepcionou 




Com a turma da Secretaria de cultura e eventos, nossos queridos anfitriões em São Borja

Por Laércio Amaral
.




Nenhum comentário:

Postar um comentário