sexta-feira, setembro 19, 2014

Diário de bordo ... Palmeira das Missões ... dia 16 de setembro

Em Palmeira das Missões é que começamos a nos dar conta em que momento histórico estamos a percorrer estas cidades.

Semana Farroupilha.

 O evento relembra e comemora o começo da revolução mais longa da história do Brasil, na qual se pregava a igualdade, a liberdade e humanidade. Nessa semana os gaúchos vão às ruas e aos CTGs comemorar tomando seu chimarrão, celebrando com desfiles, shows, cozinhando seus pratos típicos e, mantendo assim, a chama que está acesa há mais de 200 anos (literalmente) no estado do Rio Grande do Sul.

 


Palmeira das Missões nos recebeu de braços bem abertos e com um dia lindo de sol. O carinho da Adri, nossa anja que foi incansável em todos os momentos oferecendo-nos todo o seu cuidado e sua atenção, foi um abraço acolhedor, um afago na alma para os peregrinos do teatro Lambe lambe.


Durante a apresentação que aconteceu na Praça da Bandeira, muita emoção.  O teatro Lambe lambe, linguagem  teatral pouco conhecida ainda nos longínquos lugares desse Brasil tão grande, não passa nunca despercebido. 
É lindo ver os olhos que perscrutam pelo pequeno orifício das caixinhas se transformarem ao transcorrer os poucos minutos que lá permanecem.  Olhos que sorriem. Olhos que aos poucos vão se transformando e criando outra aparência das quais iniciaram sua jornada pela minúscula experiência que se predispuseram. Ao sair debaixo do pano, o sorriso nos lábios confirmam as lindas experiências que tiveram.






Assim foi nossa experiência em Palmeira das Missões. Mas ela não acaba aí.
Durante o minicurso que foi oferecido à cidade, muitos dos que estavam lá na praça retornaram para saber mais sobre essa intrigante experiência sensorial. Outros que não puderam comparecer durante a tarde para a apresentação, foram com a mesma ânsia de saber o que era esse tal de lambe lambe.




A curiosidade em saber como se chega a esse momento tão mágico e encantador tomou conta da sala de vídeo do Centro Cultual de Palmeira das missões, extrapolando o tempo das atividades previstas. Mas o tempo aqui é paciente e aos poucos a curiosidade foi sendo sanada com a observação de uma das caixas e a possibilidade de uma nova passada pela cidade para, quem sabe em breve, oferecer uma oficina para estas pessoas tão entusiasmadas com a linguagem do lambe lambe.
Obrigada Palmeira das Missões, Obrigada Adri querida! Obrigada a todos que nos receberam nessa cidade tão encantadora.



E amanhã os ciganos irão ventar em Santa Rosa!!! Bons Ventos!


Por Sandra Knoll

Diário de bordo...FILHOS DO VENTO... NONOAI

 Início da terceira etapa – 15 de setembro

Saímos de Itajaí no dia 12 rumo à terceira etapa do projeto Filhos do Vento.
Dessa vez vamos ventar lá onde o vento tem nome e o tempo passa e não discrimina ninguém.



Antes de chegarmos ao Rio Grande do Sul, passamos rapidamente em Chapecó para dar um cheirinho da recém-nascida Cecília, que nos presenteou com sua docilidade e fofura dando-nos boa sorte para a longa caminhada que estávamos por fazer. Um dia inteirinho de mimos e agrados vindos dos papais Odi e Juli. Muita gratidão por sempre nos receberem com muito carinho.



Rio grande do Sul, Semana Farroupilha e Filhos do Vento. Chegamos com o Minuano e uma chuva leve quebrando a expectativa de sol e as malas com roupas já de verão ou meia estação.

Nonoai nos esperava assim, com garoa, céu encoberto e um friozinho anunciando que o inverno, apesar de fraco, ainda não havia ido embora.
Foi assim que começamos a terceira etapa do Projeto pelo qual já passamos por 12 cidades e agora nos levará a mais 6.

A apresentação aconteceu na Escola Jair de Moura Calixto e, como tem sido de costume nessa circulação, a primeira cidade sempre nos brinda com chuva. Chovia e a chuva espantou o público espontâneo. Por isso, dessa vez, apresentamos para algumas crianças do sexto ano da própria escola.
Público educado, crianças atentas e super-receptivas.
Assim transcorreu nosso primeiro dia de apresentação na etapa RS Projeto Filhos do Vento.

 



Logo após a apresentação, o minicurso foi oferecido aos alunos do EJA da própria escola. Professores e alunos juntos ouviram um pouco mais sobre o Teatro Lambe-lambe que nesse mês de setembro está comemorando seus 25 anos de criação. Vida longa ao Teatro Lambe-lambe!!!!



Obrigada Nonoai!!!

Por Sandra Knoll

FILHOS DO VENTO encontra o vento minuano

Seis cidades do Rio Grande do Sul recebem Projeto Filhos do Vento
 
Cia Andante leva apresentações teatrais e oficinas  para as cidades de Nonoai, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Cerro Largo, São Borja e Itaqui.


Entre os dias 15 e 23 de setembro, a Cia Andante (Itajaí/SC), fará a circulação do espetáculo Espia Só! Teatro lambe-lambe, em seis cidades do Rio Grande do Sul . O objetivo desta circulação é facilitar o acesso à cultura em municípios com até 70 mil habitantes. As cidades contempladas são: Nonoai (15/09), Palmeira das Missões (16/09), Santa Rosa (17 a 19/09), Cerro Largo (21/09), São Borja (22/09) e Itaqui (23/09).

As apresentações de teatro lambe-lambe fazem parte do projeto “Filhos do Vento – circulação sul de teatro lambe-lambe ”, aprovado pelo Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2013, do Ministério da Cultura. Ao todo, são 18 cidades da região sul do Brasil, sendo seis cidades em Santa Catarina, seis no Paraná e seis no Rio Grande do Sul. Cada cidade recebe também um mini curso ou  oficina de teatro lambe-lambe.

“O roteiro de circulação foi pensando para atender os municípios de pequeno e médio porte, com até 70 mil habitantes, que normalmente, tem escasso acesso às produções artísticas. Achamos importante ir para o interior, trocar com o público que está distante dos eixos culturais”, enfatiza a atriz e integrante da Cia Andante, Jô Fornari. Todas as atividades do projeto serão gratuitas e têm limite de público.

O projeto “Filhos do Vento”, já percorreu mais de três mil quilômetros entre 12 cidades de Santa Catarina e Paraná, durante o mês de março deste ano. A  terceira e última etapa do projeto acontecerá nas seis cidades do Rio Grande do Sul, neste mês de setembro.


As apresentações no Rio Grande do Sul  também fazem parte das comemorações  dos 25 anos do Teatro lambe-lambe, o FESTEJO MUNDIAL em REDE. 




Programação:
 ​
Cidade: Nonoai/RS
Dia 15/09 (segunda-feira)
16h: Apresentação “Espia Só”
Local: Praça Getúlio Vargas
Em caso de tempo instável será no Ginásio de Esportes EMEF Jair de Moura Calixto
18h30 : Mini curso   na Sala de Reuniões da EMEF Jair de Moura Calixto

Cidade: Palmeira das Missões/RS
Dia 16/09 (terça-feira)
16h: Apresentação “Espia Só”
Local: Praça Paulo Ardenghi
Em caso de tempo instável será no Anfiteatro do Centro Cultural Mozart P. Soares      - 18h30: Mini curso  na Videoteca do Centro Cultural Mozart Pereira Soares

Cidade: Santa Rosa/RS
Dia 17/09 (quarta-feira)
16h: Apresentação “Espia Só”
Local: Praça da Bandeira
Em caso de tempo instável será no SESC de Santa Rosa

- Oficina no SESC
Dia 18 (quinta-feira) 9h às 12h | 13h30 às 18h30
Dia 19 (sexta-feira) 9h às 13h

Cidade: Cerro Largo/RS
Dia 21/09 (domingo)
15h: Apresentação “Espia Só”
Local: Praça da Matriz
Em caso de tempo instável será no Parque de Exposições
17h30:  Mini curso  no Audiório da AMM

Cidade: São Borja/RS
Dia 22/09 (segunda-feira)
16h: Apresentação “Espia Só”
Local: Praça XV de Novembro
Em caso de tempo instável será no Saguão da Prefeitura de São Borja
18h30: Mini curso no Prédio da Prefeitura – Sala do Servidor

Cidade: Itaqui/RS
Dia 23/09 (terça-feira)
16h: Apresentação “Espia Só”
Local: Praça Marechal Deodoro
Em caso de tempo instável será na Escola São Patrício (Ginásio Castelão)
18h30: Mini curso será na Escola São Patrício


O projeto Filhos do Vento conta com o apoio das seguintes instituições:

Secretaria de Educação e Cultura de Cerro Largo
Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Eventos de São Borja
SESC Santa Rosa
Secretaria Educação e Cultura de Nonoai
Secretaria de Cultura e Turismo de Palmeira das Missões
Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Rosa