sexta-feira, setembro 19, 2014

Diário de bordo ... Palmeira das Missões ... dia 16 de setembro

Em Palmeira das Missões é que começamos a nos dar conta em que momento histórico estamos a percorrer estas cidades.

Semana Farroupilha.

 O evento relembra e comemora o começo da revolução mais longa da história do Brasil, na qual se pregava a igualdade, a liberdade e humanidade. Nessa semana os gaúchos vão às ruas e aos CTGs comemorar tomando seu chimarrão, celebrando com desfiles, shows, cozinhando seus pratos típicos e, mantendo assim, a chama que está acesa há mais de 200 anos (literalmente) no estado do Rio Grande do Sul.

 


Palmeira das Missões nos recebeu de braços bem abertos e com um dia lindo de sol. O carinho da Adri, nossa anja que foi incansável em todos os momentos oferecendo-nos todo o seu cuidado e sua atenção, foi um abraço acolhedor, um afago na alma para os peregrinos do teatro Lambe lambe.


Durante a apresentação que aconteceu na Praça da Bandeira, muita emoção.  O teatro Lambe lambe, linguagem  teatral pouco conhecida ainda nos longínquos lugares desse Brasil tão grande, não passa nunca despercebido. 
É lindo ver os olhos que perscrutam pelo pequeno orifício das caixinhas se transformarem ao transcorrer os poucos minutos que lá permanecem.  Olhos que sorriem. Olhos que aos poucos vão se transformando e criando outra aparência das quais iniciaram sua jornada pela minúscula experiência que se predispuseram. Ao sair debaixo do pano, o sorriso nos lábios confirmam as lindas experiências que tiveram.






Assim foi nossa experiência em Palmeira das Missões. Mas ela não acaba aí.
Durante o minicurso que foi oferecido à cidade, muitos dos que estavam lá na praça retornaram para saber mais sobre essa intrigante experiência sensorial. Outros que não puderam comparecer durante a tarde para a apresentação, foram com a mesma ânsia de saber o que era esse tal de lambe lambe.




A curiosidade em saber como se chega a esse momento tão mágico e encantador tomou conta da sala de vídeo do Centro Cultual de Palmeira das missões, extrapolando o tempo das atividades previstas. Mas o tempo aqui é paciente e aos poucos a curiosidade foi sendo sanada com a observação de uma das caixas e a possibilidade de uma nova passada pela cidade para, quem sabe em breve, oferecer uma oficina para estas pessoas tão entusiasmadas com a linguagem do lambe lambe.
Obrigada Palmeira das Missões, Obrigada Adri querida! Obrigada a todos que nos receberam nessa cidade tão encantadora.



E amanhã os ciganos irão ventar em Santa Rosa!!! Bons Ventos!


Por Sandra Knoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário